Bebês fofinhos


Bebês

Sono do bebê – É fundamental criar uma rotina!

bebê dormindoJá sabemos que dormir bem é fundamental para o bom desenvolvimento e crescimento do bebê. Criar um ritual, sempre igual à hora de deitar faz com que o bebê saiba que é hora de dormir e, sabendo o que vai acontecer a seguir, ele se sentirá seguro e relaxado, cedendo mais facilmente ao sono.

A criação desta rotina é importante para anunciar a chegada da noite, adaptando o bebê aos horários e fazendo-o perceber a diferença entre a noite e o dia.

A rotina do sono deve ser estabelecida cedo, por volta dos 2 a 4 meses de idade, e deve ser feita do mesmo modo todas as noites e sensivelmente à mesma hora. Um ambiente que seja propício ao sono, isto é, calmo e relaxante, com iluminação suave, é meio caminho andado para adormecer o seu bebê. Se necessário, mantenha uma luz de presença no quarto.

Bebê no banhoOs pais poderão incluir nos seus rituais de sono, antes da hora de dormir, um banho relaxante, uma história, uma canção de embalar, uns minutos de mimo ou uma massagem, entre outros. Em seguida, deite o seu bebê e acabe o seu ritual com um beijo de boa noite.

Uma pequena refeição líquida (leite ou iogurte líquido) também poderá ajudar o bebê a saber que chegou a hora de dormir. Mas atenção: Não dê de mamar na hora de dormir, pois o objetivo de todo este processo é ensinar o seu bebê a adormecer sozinho. Assim, sempre que ele acordar a meio da noite facilmente voltará a adormecer sem a sua intervenção.

Bebê dormindo com peluchePara muitas crianças também se torna útil ter a chamada “naninha” que não é mais que um objeto muito querido para o bebê e que lhe transmite segurança (um peluche, boneco, fralda de pano, etc.). Este objeto se tornará a companhia ideal na hora de dormir.

O ritual do sono pode começar em qualquer sítio da casa mas deve terminar no quarto. Coloque o bebê na cama ainda acordado mas já sonolento de modo que associe o estar deitado na sua cama como parte do processo.
O seu filho não terá de adormecer logo que o coloca na cama. Dê-lhe tempo para se acomodar e adormecer. Se chorar já deitado, não pegue logo nele. Aconchegue-o e fale com ele muito baixinho, de modo a transmitir serenidade e segurança para poder adormecer.

Mãe acarinhando bebê antes da hora de dormirCrie a rotina que melhor se adapta ao seu filho e a si, sem deixar de confiar na sua intuição e bom senso e seja persistente, pois muitos pais não vendo resultados nos primeiros dias, desistem ou mudam de estratégia frequentemente, o que confunde o bebê e o torna emocionalmente instável e inseguro… precisamente aquilo que nenhum pai ou mãe quer à hora de dormir!





Mais artigos sobre Bebês

Artigos em destaque





Política de Privacidade