Bebês fofinhos


Bebês

Cólicas no bebê

bebê a chorarNos primeiros meses de vida é normal que o seu bebê venha a sofrer de cólicas. Por isso é natural que chore muitas vezes ao longo do dia, esteja irritado, inquieto e seja difícil de acalmar. Este fenómeno é mais intenso no fim do dia e à noite, devido à uma maior quantidade de gás acumulado.

bebê deitado sobre o braço do pai

Isto acontece pois o aparelho digestivo do bebê ainda não se encontra totalmente desenvolvido, de modo a processar as proteínas do leite corretamente. As cólicas também podem ser provocadas pela ingestão de ar em demasia quando o bebê mama ou chora, excesso esse que se reflete numa pressão forte ao nível do aparelho gástrico, provocando dor ou a chamada cólica.

massagem na barriga do bebê

Normalmente, bebês que sofrem de cólicas, além de chorarem muito, apresentam a barriga inchada e dura e, frequentemente se contorcem, estendendo e retraindo muitas vezes as pernas. Por vezes, uma suave massagem na barriga ou colocá-lo deitado sobre o braço, de barriga para baixo é suficiente para lhe atenuar as cólicas, notando-se no bebê uma reação quase imediata de alívio.

Se estes sintomas forem realmente muito acentuados, convém falar com o pediatra, pois poderá ser necessário trocar o leite em pó que lhe está a dar, se for esse o seu caso, ou ser necessário recorrer a medicamentos que aliviem estes sintomas. Se está a amamentar, tenha cuidado com o tipo de alimentos que ingere, pois estes podem interferir no normal funcionamento intestinal do seu bebê.



Mais artigos sobre Bebês

Artigos em destaque





Política de Privacidade