Bebês fofinhos


Bebês

Atenção Pais – Síndrome de Shaken Baby!

É uma síndrome do qual ainda pouco se fala na maioria dos países mas é amplamente divulgado, através de campanhas, nos países nórdicos. É considerado um tipo de abuso em crianças mas pode ocorrer por uma acção não intencional ou brincadeira mais violenta. Ocorre quando um adulto abana com violência um bebê ou uma criança pequena. A verdade é que o efeito de aceleração/desaceleração provocado ao abanar uma criança causa frequentemente traumatismo craniano e até a morte. Do traumatismo podem resultar lesões como diminuição da acuidade visual e até cegueira, atraso no desenvolvimento, convulsões, lesões da coluna vertebral, lesões cerebrais e, consequentemente, a morte.

É por isso imperativo alertar pais, encarregados de educação e todos aqueles que intervêm nos cuidados e educação do bebê/criança sobre o perigo de abanar as crianças, principalmente até aos 3 anos de idade, seja por brincadeira, por castigo ou por negligência.

 

www.teamwv.org

PAIS NUNCA ABANEM O VOSSO BEBÉ!!! 

Quando um bebê/criança é abanada com violência, dão-se movimentos de flexão/extensão da cabeça e ligeira rotação, há deslocação do encéfalo em sentido contrário ao movimento, ocorre o rompimento dos vasos e consequente hemorragia (subdural e subaracnoideia), há lesão axonal difusa, contusão cerebral e, consequentemente, a morte.

 

Vídeo sobre Prevenção da Síndrome do Bebê Sacudido

Vídeo da Children's Trust Fund (legendado pelo Instituto Zero a Seis)

 

 



Mais artigos sobre Bebês

Artigos em destaque





Política de Privacidade