Bebês fofinhos


Família

O maior desafio enquanto pais: A Adolescência!

adolescentes ao telemóvelA adolescência é quase sempre uma fase conturbada, independentemente da família em causa. Contudo, nesta etapa, é essencial não ignorar os seus filhos ou andar de costas voltadas.

Conflitos entre pais e filhos são inevitáveis pois fazem parte do processo de interação social. Para que destes desentendimentos não resulte uma escalada incontrolável de ações e reações negativas, é preciso impor regras desde cedo, de modo a melhor lidar com os adolescentes nesta fase de crescimento e aprendizagem.

É próprio da adolescência que se queiram quebrar regras, que se provoque, que se questione tudo o que se lhes diz ou tentem manipular todos à sua volta, principalmente os pais. Por outro lado é difícil para os pais, que criaram certas expectativas quanto aos seus filhos, gerir e controlar toda esta contestação.Pai e filha discutindo

Primeiro que tudo, é necessário que entre os pais se entendam e tenham critérios educacionais semelhantes, para fazer frente a uma situação de conflito com os filhos, mantendo-se firmes nos seus princípios e fazendo-lhes ver que há limites e decisões que não cabe a eles, filhos, tomar nesta fase da sua vida mas sim aos pais.

Em situação de conflito, os pais devem principalmente manter a calma; se se descontrolarem, será um ponto a favor do adolescente. Mesmo que o seu filho reaja negativamente a um não ou a uma regra, não ceda; explique-lhe o porquê dessa decisão e mantenha-se por perto, mostrando-lhe que apesar de não estarem de acordo, não deixa de gostar dele.

mãe e filha a discutiremadolescentesOs pais devem estar sempre disponíveis para dialogar. Disponha-se a negociar as questões menos importantes, dando-lhe a entender que também tem em consideração o ponto de vista do seu filho.

Tente por as emoções negativas de lado porque só fará com que o conflito seja ainda mais grave.

E não se preocupe, com muita paciência, carinho e dedicação, conseguirá ultrapassar essa fase e verá o seu filho tornar-se num adulto impecável!



Mais artigos sobre Família

Artigos em destaque





Política de Privacidade